Carie de mamadeira do Matheus

Quem acompanha esse blog deve lembrar que eu disse a uns meses atrás que o Matheus estava com carie. E até um tempo atrás, haviam me dito que o melhor era cuidar para não piorar porque ele era muito pequeno para fazer uma restauração nos dentinhos. O caso é que ele caiu e o dentinho que está mais afetado fez um trinco e eu tive que levá-lo à dentista. Achei uma odonto-pediatra ótima aqui no meu bairro, e acredite ou não, faz toda a diferença ela ser especialista em crianças. Começando pelo consultório que é lindo, cheio de brinquedos, o Matheus ficou tão a vontade, e a Dra. tinha tanto jeito, que ele até mostrou os dentinhos para ela. Vocês podem achar que não é nada demais, mas o Matheus com gente estranha não se abre não, é super tímido. Resultado: 5 caries nos dentes da frente da parte de cima, são as tais caries de mamadeira, tudo por conta do açúcar no chazinho da madrugada, ela me disse que sucos industrializados também são um perigo para os dentes, principalmente os de soja, são desmineralizadores (acho que é isso). Os dentes de cima são os mais afetados porque ali não ocorre muita salivação. A saliva protege os dentes, por isso os dentes de baixo, que são regados a muita baba, não tem caries.

  O lado bom é que a maioria desses dentes não vai precisar de maquininha, motorzinho e coisas que criam grandes traumas em crianças, a Dra. Regina fará a restauração com produtos que limpam o dente e depois colocará a resina. Só o do trinco, que será o ultimo a mexer, talvez dê mais trabalho.
Nos ultimos tempos, mesmo quando ele dorme antes, eu escovo os dentes dele, sem medo de acordá-lo. Me sinto super mal de ver ele passando por isso, sendo que eu podia ter evitado. Andei pesquisando na internet, existem casos terríveis, onde os dentinhos apodrecem, ficam pretos mesmo.
O Lucas, meu filho mais velho, que teve sorte, tem os dentes fortes, agora com Matheuzinho o cuidado será dobrado. A Dra. disse que pelo menos antes de dormir deve ser feita uma escovação muito boa, mesmo que seja preciso amarrar segurar a criança, mesmo que ela chore e esperneie, o importante é que fique com os dentes limpinhos e sadios.
Mamães, não façam como a tonta que vos escreve, limpem sempre as boquinhas de seus bebês, já iniciem a escovação assim que aparecerem os primeiros dentinhos. Hoje não dou mais a mamadeira da noite para ele, deixo apenas uma com água, e quando ele chora e pede alguma coisa é o que eu dou, ele tenta mamar, não gosta muito, logo larga no berço, mas não acorda, já se adaptou. Infelizmente, eles acostumam com o que a gente faz para eles, somos nós que construimos a rotina, a alimentação... Se fizermos sempre a coisa certa eles acostumam.
Fácil? Não é mesmo, principalmente de noite, quando estamos mais cansadas. Mas ser mãe é se sacrificar mesmo, isso eu já aprendi. Tem suas compensações...
Serão várias sessões, mas assim que terminarem, eu posto as fotos de como ficou a restauração.
O bolso da dentista agradece!

4 Response to "Carie de mamadeira do Matheus"

  1. Anônimo Says:
    8 de fevereiro de 2011 às 20:25

    Raquel, que bom que você achou uma dentista bacana! Menina, desde que li aqui sobre as cáries do seu filho eu passei a cuidar melhor dos dentes da Olívia, sabia? Ela já tem 8, e agora eu os escovo com uma dedeira, sem pasta, 3 x por dia! E amei esta parte: 'Infelizmente, eles acostumam com o que a gente faz para eles, somos nós que construimos a rotina, a alimentação... Se fizermos sempre a coisa certa eles acostumam.' Me deu forças! : )

  2. Raquel Urbana says:
    9 de fevereiro de 2011 às 04:33

    Que bom Isa, minha intensão é essa, alertar para o que outras mães não deixem acontecer com seus bebês o que eu deixei acontecer com o meu. Bjs pra vc e pra Baixinha!

  3. Grasiele Cristina Schumann says:
    6 de junho de 2014 às 20:02

    que horror... não entendo como uma mãe deixa um filho pequeno chegar a um estado assim.... tenho 2 filhas de 7 e 9 anos e, os dentes delas sao perfeitamente saudaveis... apenas a mais velha tem um problema de nascença, agenesia do incisivo central superior. as vezes fico me perguntando do porque com a minha filha????? pra mim isso ai ta mais pra preguiça de mãe!

  4. Raquel Urbana says:
    10 de setembro de 2014 às 08:22

    Grasiele Schumann vc leu o que eu escrevi ou a preguiça de só ver a foto a fez fazer esse comentário carinhoso? A culpa foi minha sim, quando ele saiu do peito passei a dar chá pra ele no meio da noite (com um pouco de açúcar). E aí menina, deu merda, pq mesmo em pouca quantidade o açúcar continua sendo o vilão nº1 dos dentes. Fui errada e qd me dei conta de um pequeno desgaste na parte frontal de um dente, já era tarde, do pequeno desgaste para esse "rombo" foi um pulo, ficou pior, porque antes de tratar o dente, já com o dentista marcado, ele caiu e quebrou esse dente que já estava frágil. Como escrevi no texto, meu filho mais velho foi criado do mesmo jeito ou até pior do que o pequeno, e nunca teve cárie, tem a dentição "perfeita", ele está hoje com 13 anos e nunca fez uma restauração sequer. As crianças são diferentes, não julgue meu filho pelos seus, primeiro porque vc tem teto de vidro, segundo porque você não sabe como trato meus filhos, terceiro porque foi justamente assim que eu fiz, achando que porque meu filho mais velho nunca teve nada, o menor também não teria. Achando que eu estava certa e o resto do mundo "exagerava". Bem, deu no que deu. O intuito do texto é justamente mostrar meu erro, para que outras mães não o cometam. Gostaria de lhe lembrar que nenhuma de nós é perfeita, nenhuma mãe nasce sabendo tudo, cometemos muitos erros sim, e todas nós estamos sujeitas a comete-los. Existem coisas que podemos e devemos prevenir (como é o caso das cáries) e outras que estão totalmente fora do nosso alcance. Espero que você consiga sanar o problema com sua filha mais velha, meu filho mais novo (esse da postagem), já teve um problema bem sério nos rins, e sei como é se sentir de mãos atadas e se perguntar: porque?!
    Mas de qq forma, obrigada pelo comentário!

Postar um comentário